segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Capital do México é uma ilha progressista num país ainda marcado pelo conservadorismo



Elisa Martins, especial para O Globo
CIDADE DO MÉXICO - Cercada por uma sociedade tradicionalmente conservadora, principalmente no norte rural, a Cidade do México se transformou em uma ilha de liberalismo - ao menos no que diz respeito à aprovação de leis polêmicas. Nos últimos três anos, a capital mexicana aprovou temas como o aborto sob qualquer circunstância até as primeiras 12 semanas de gestação, permitiu que transexuais mudassem sua documentação oficial de homem a mulher e vice-versa, legitimou o casamento homossexual, a adoção por casais gays e a ortotanásia, numa legislação avançada até para os padrões europeus. Nenhum outro estado mexicano adotou essas medidas, e a capital, com seus nove milhões de habitantes, pode se gabar de liderar um movimento sem precedentes no país.
18 estados reagiram com leis antiaborto
No final de 2009, a cidade foi a primeira da América Latina a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As primeiras uniões aconteceram em março de 2010 e, até dezembro, 1.224 homossexuais se casaram - 60 estrangeiros, alguns do Brasil, com companheiro ou companheira com domicílio na capital mexicana.
- O número é indiferente. O fato de ter um direito reconhecido para quem quiser exercê-lo é o que importa - afirmou ao GLOBO a psicóloga Lol Kin Castañeda, de 34 anos, que em 2010 fez história com sua companheira Judith Vázquez, de 46, ao se tornarem as primeiras lésbicas legalmente casadas no país.
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/mundo/capital-do-mexico-uma-ilha-progressista-num-pais-ainda-marcado-pelo-conservadorismo-918112.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário