quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reposição hormonal só funciona para mulheres que sofrem muito com os sintomas da menopausa

Estudo finlandês mostra que melhora de qualidade de vida com o tratamento acontece quando ondas de calor e outros sinais são severos
CLEVELAND, Ohio - A reposição hormonal durante a menopausa pode ajudar a melhorar sono, memória e trazer outros benefícios, mas só quando as mulheres sofrem muito com ondas de calor e outros sintomas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, publicada na edição on-line da revista “Menopause”, da Sociedade Americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês).
A NAMS e outras 14 organizações americanas em prol da saúde da mulher concordam que a terapia de reposição hormonal só é aceitável para as mulheres que sofrem muito com os sintomas. Para aquelas que não se incomodam tanto com as ondas de calor, o tratamento não melhora a qualidade de vida.
O estudo analisou 150 mulheres que acabaram de entrar na menopausa. Setente e duas delas tinham sete ou mais ondas de calor de moderadas a severas por dia, enquanto que 78 tinham três ou menos. Por seis meses, cerca de metade das mulheres dos dois grupos usaram hormônios de vários tipos enquanto a outra metade tomou placebo.
No início e durante o estudo, as mulheres mapearam a quantidade de ondas de calor e responderam questões sobre sua saúde, comportamento sexual e sintomas de menopausa, como insônia, mau humor, agitação, dor nas articulações e nos músculos, memória e concentração, ansiedade, medo e reclamações sobre ciclo menstrual como endurecimento dos seios e cólicas abdominais.
Mulheres com ondas de calor de moderadas a severas tinham mais problemas de sono, irritabilidade, cansaço, mau humor, palpitações, náusea e irritabilidade que as outras. A terapia de reposição hormonal ajudou as mulheres que tinham sintomas severos, mas para as demais não fez diferença.
Nenhum grupo apresentou melhora significativa na saúde geral ou comportamento sexual, mas isso pode ter acontecido porque as mulheres tinham acabado de entrar na menopausa e a atrofia vulvovaginal ainda não teria se desenvolvido.
Uma limitação do estudo, advertiram os autores, é que as mulheres eram brancas, saudáveis ​​e magras, por isso os resultados podem não se aplicar às mulheres de outras etnias ou com problemas de saúde pré-existentes.


Fonte: http://oglobo.globo.com/saude/reposicao-hormonal-so-funciona-para-mulheres-que-sofrem-muito-com-os-sintomas-da-menopausa-10760980

Nenhum comentário:

Postar um comentário