terça-feira, 29 de março de 2011

Jean Wyllys e Marta Suplicy relançam nesta terça-feira Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT

Juliana Castro


    O deputado Jean Wyllys em foto de arquivo - Ailton de Freitas
    RIO - Reestruturada e com a presença de novos parlamentares, como o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) será relançada nesta terça-feira, às 14h. De acordo com Jean Wyllys, o grupo já tem prioridades a serem debatidas no Congresso:
    - A frente tem de cara o objetivo de tocar esse projeto (de criminalização da homofobia) no Senado e tocar na Câmara a PEC do casamento civil entre homossexuais - disse o deputado, que em seu primeiro discurso na Casa já havia defendido o direito à união civil entre pessoas do mesmo sexo.
    Formada por 171 parlamentares, a frente terá reuniões quinzenais no gabinete da vice-presidência do Senado para definir pautas e a demanda do movimento LGBT. O relançamento da frente terá a presença da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de parlamentares da Espanha e Argentina.
    Polêmica entre frentes Evangélica e LGBT começou com notícia sobre kits anti-homofobia
    Membros das frentes parlamentares Evangélica e LGBT já se estranharam por diversas vezes, ao debaterem questões relativas ao direito dos homossexuais. Uma das polêmicas diz respeito à distribuição pelo Ministério da Educação de kits que serão entregues a seis mil escolas públicas de ensino médico com o objetivo de combater o preconceito contra homossexuais.
    No kit, há uma cartilha e três vídeos de cerca de cinco minutos: um sobre transexualidade, um sobre bissexualidade e outro fala sobre duas jovens lésbicas. O conteúdo do material não foi divulgado pelo ministério, e o uso do kit na escola é opcional. ( Leia também: Unesco dá parecer favorável à distribuição de material contra homofobia nas escolas )
    Desde que surgiu a notícia de que o ministério faria a distribuição dos vídeos, alguns dos 72 parlamentares da Frente Evangélica passaram a fazer críticas.
    - Era um incentivo à prática do homossexualismo. Levando em conta o precedente do governo, já estamos nos precavendo - afirmou ao GLOBO o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), logo no início da polêmica.
    Jean Wyllys diz que 'luta' contra Frente Parlamentar Evangélica é briga de David contra Golias
    Segundo Jean Wyllys, os parlamentares da Frente Evangélica "investiram pesado" para derrubar a distribuição dos kits e tentaram até convocar o ministro Fernando Haddad.
    - O objetivo era constranger o ministro, mas nós derrubamos o requerimento de convocação - disse o deputado, afirmando que os evangélicos estão "cercando de todos os lados" e até pediram cópia dos contratos relativos ao kits.
    - É inadmissível que esses parlamentares se proponham a mentir descaradamente sobre um projeto. É inadmissível que um senador suba à tribuna e compare a homofobia à pedofilia. É desonestidade e má fé sem precedentes - disse Jean Wyllys, referindo-se ao senador Magno Malta (PR-ES).
    O deputado do PSOL diz que sua luta pelos direitos dos homossexuais será pesada.
    - É quase David e Golias. Eu sou o único deputado gay assumido neste Congresso Nacional - declarou Jean Wyllys, depois de lembrar que vem sofrendo ameaças pela internet.
    O parlamentar fez uma denúncia formal à Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

    Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/28/jean-wyllys-marta-suplicy-relancam-nesta-terca-feira-frente-parlamentar-mista-pela-cidadania-lgbt-924101878.asp

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário